A primavera é a minha estação do ano preferida e com ela vêm os morangos, uma das minhas perdições. Quando me deparei com esta receita, que partilho agora convosco, nem pensei duas vezes!
A confeção no meu caso não foi fácil, que o baby H. estava nos dias em que minuto sim, minuto sim soltava um "Mamãããã" seguido de algo. À conta disso enganei-me na quantidade de açúcar, reduzindo-a para metade. Como os morangos eram docinhos não demos por falta dele, mas quem gostar dos bolos bem doces ajuste o açúcar a gosto. Não resisti: tirei um pouco de massa e fiz umas versões mini, um must!
Sabe bem! Sabe... a primavera!
Fresh Strawberry Yogurt Cake
Adaptação daqui
Ingredientes:
190 g de manteiga sem sal derretida
1 chávena (240 ml) de açúcar em pó
3 ovos
1 colher de sopa de sumo de limão
Raspa de 1 limão
2 chávenas e meia de farinha com fermento
1/2 colher de chá de bicabornato de sódio
1 pitada de sal
330 g de iogurte grego natural sem açúcar
350 g de morangos frescos lavados e cortados aos pedaços
Preparação:
Untar uma forma e polvilhá-la com farinha. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 190º C.
Peneirar a farinha, o bicabornato de sódio e o sal. Misturar as raspas do limão. Retirar 1/4 de chávena desta mistura e reservar (temos 2 taças: uma principal que inclui 2 chávenas de farinha e uma mais pequena com 1/4 de chávena).
Com uma batedeira elétrica, bater a manteiga e o açúcar até formar um creme. Depois, adicionar um ovo e bater novamente. Repetir, batendo um a um cada ovo. Por fim, juntar a colher de sopa de sumo de limão. Agora, alternadamente, adiciona-se a mistura de farinha maior e o iogurte grego, misturando até estar incorporado. Reservar.
Envolver os morangos com o restante 1/4 de chávena de farinha e envolver delicadamente na massa. Verter para a forma, colocar no forno e reduzir a temperatura para 160º C. Deixar cozer por 60 minutos ou até que no teste do palito este saia limpo.
Depois de sair do forno, deixar o bolo arrefecer pelo menos 20 minutos dentro da forma. Só depois desenformar sobre uma rede e deixar arrefecer completamente.
Nota: Como o bolo leva morangos frescos é ótimo no próprio dia, sendo mais reduzida a validade.
Daily Me | Ana
Gostei muito deste conceito!
ResponderEliminarAdorei o ar delicado que tem o blog, mas do que gosto mesmo é das imagens!!
E mais ainda de te ver nestas andanças e fazeres bolinhos assim, Ana!
Um beijinho grande para ti, e para as outras meninas!
Boa sorte com este projecto!
Mena.