quinta-feira, 24 de julho de 2014

Last stop: Turquia!

No início deste mês peguei na mochila, da qual já sentia muitas saudades, e voei para a Turquia numa viagem que já planeava há algum tempo. Mais uma vez comprovei que nada melhor do que viver por uns dias numa atmosfera cultural muito diferente da nossa para sair da rotina e entrar genuinamente em modo off.
As primeiras horas em Istambul permitiram-me rapidamente confirmar o que muita gente já me tinha descrito: rompam-se todos os preconceitos pois estamos perante uma sociedade para lá de desenvolvida, uma cidade luminosa que se divide entre a Europa e a Ásia, uma gente simpática e disponível, e uma gastronomia muito rica.
Por lá passei 4 dias onde aproveitei para visitar os pontos turísticos obrigatórios, caminhar nas ruas movimentadas, relaxar de barco ao final do dia no Sea of Marmara, beber um copo em excelentes rooftops, fazer compras no Grand Bazaar, comer kebabs e absorver a vida naquela que um dia foi capital do império… sem pressas. Uma vez que o Ramadão já tinha começado, assisti também a algumas práticas características da época e deixei-me inspirar pelo som calmante das orações islâmicas que soavam 5 vezes por dia.
Entretanto não resisti e rumei à Capadócia (mais concretamente a Göreme), a cerca de 700km de Istambul, onde passei 2 dias. Uma região em plena Anatólia Central, berço de inúmeras civilizações, onde a natureza se tem encarregue de esculpir rochas ao longo de milhares de anos (algumas são casas ainda habitadas), construindo uma paisagem única que tive oportunidade de sobrevoar num balão de ar quente ao nascer do sol. Uma experiência maravilhosa e inesquecível.  

Para quem planeia viajar para a Turquia tomem nota que a melhor ligação Lisboa-Istambul é através da companhia alemã Lufthansa, via Frankfurt. Para entrar no país é necessário visto que custa cerca de 15€ e é possível comprar online.

Felizmente, quando voltei ainda sobraram alguns dias para descansar e aproveitar a praia em família. Esta foi uma pausa de 2 semanas muito desejada após um longo período sem férias e, sem dúvida, excelente para retemperar energias. 

Boas viagens!

 






Daily Me | Catarina

0 comentários :

Enviar um comentário

© Daily Me 2014 | Design de Aubrey and me