segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cor, frescura e felicidade com a Voa - Jewelry

Conheço a Margarida há coisa de uns 23 anos e guardo muitas memórias da nossa infância e adolescência. Por mais que o tempo passe e que nos vejamos pouco, é uma daquelas amigas que reencontrar significa conversa da boa e muitas novidades para atualizar. É designer, marketeer e uma apaixonada pela criatividade com pedalada que nunca mais acaba. Voa - Jewelry é o seu projeto querido e cheio de pinta. Vamos conhecê-lo:

Nome: Margarida Leite Rio

Quando e como é que nasceu a Voa-Jewelry?
Desde miúda que adoro tudo o que é trabalho criativo, trabalhos manuais e vaidosices. Costumava fazer colares de missangas, pintar folhas e pedras que encontrava no quintal, e vender no portão de casa ou na escola. À medida que fui crescendo quis ser várias coisas, sempre ligadas à criatividade, e quando chegou a altura de escolher foi Design a minha opção. Acho que nunca pensei nisso a sério mas tinha a secreta vontade de ter um negócio meu. Comecei a trabalhar, passei por uma escola e por uma oficina de joalharia e a ideia surgiu: criar uma marca de jóias. No início senti alguma insegurança mas quando fiquei sem emprego decidi que era O momento. Criei a imagem, registei a marca, pedi orçamentos, contactei fornecedores e a Voa nasceu, finalmente, em dezembro de 2014 com a coleção Ouriço. Recebi um ótimo feedback e no passado dia 21 de junho lancei a segunda colecção – Arara. 






Como é que descreves o teu processo criativo? 
É uma confusão! Estou sempre a ter ideias, faço mil desenhos no meu bloco ou em papelinhos que tenho à mão e que guardo na agenda. Quando volto a pegar nos desenhos, já não acho graça nenhuma a alguns. Os outros vou explorando, penso no que o mercado pede e no que as pessoas gostam. Por vezes, tenho de esperar um pouco para lançar, até conseguir tempo e dinheiro.

Em que é que te inspiraste para a nova colecão?
Na verdade, não sei bem...acho que tudo me serve de inspiração. A Voa é uma marca de jóias práticas e leves. Quero que sejam bonitas e que tenham “pinta” mas quero que sejam fáceis de usar. Queria lançar uma colecção que fosse mais pessoal, que permitisse personalizar e que tivesse elementos que envolvessem as pessoas com as marca. Foi assim que cheguei às medalhas... mas quis dar-lhes mais vida e o resultado foi este.

Qual a tua peça preferida?
O ananás e o pássaro, imagem da Voa!

O que é que esta coleção tem de diferente relativamente à primeira?
Cor! Principalmente cor, personalização e elementos simbólicos.

O Facebook tem sido uma ferramenta importante neste projecto, tens planos para sair do mundo virtual?
Sim, tenho. Mas são planos que têm de ser bem estudados, talvez em breve!

Como é que defines o teu trabalho dentro da joalharia?
Comecei por querer ser joalheira à séria e gostava de não ter perdido a prática para poder fazer alguns trabalhos mas acho que funciono melhor como designer. Tem sido importante o que aprendi sobre produção porque sei como reagem os metais, como funcionam os processos de fabrico, etc., e isso é importante para poder desenhar as peças, contactar os fornecedores, explicar o que pretendo e acompanhar o processo de fabrico. 


Um pouco sobre a Margarida:

Como é um dia normal na tua vida?
Trabalhar das 9h às 17h30. Quando chego a casa recomeça o dia de trabalho, desta vez com a Voa. Montar as peças, responder a mensagens e e-mails, trabalhar as fotografias, preparar encomendas...

Local onde gostas sempre de voltar?
Tantos... Fora os ninhos sempre confortáveis da família, gosto especialmente de voltar a Monte Gordo onde sempre passei férias. 

A tua casa representa...
Neste momento, representa os meus dias porque está uma confusão! À parte disso, é um bocadinho de mim: o meu canto, o meu sossego e a minha festa, a minha preguiça e a minha energia...um dos sítios onde mais gosto de estar!

Adoras...
Pessoas fáceis, desembaraçadas e felizes. Dar e receber presentes!

Não suportas...
A buzina que todos os dias, às 8h30 da manhã, alguém toca à janela do meu quarto (mesmo aos fins-de-semana!!). 

Lema de vida?
Sonhar e acreditar!

Felicidade é...
Um par de calções e uns all star (ou havaianas...ou andar descalça).


Daily Me | Catarina

0 comentários :

Enviar um comentário

© Daily Me 2014 | Design de Aubrey and me